quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Sorvete de rapadura





























Eis que da última vez que eu fui para as bandas de Minas Gerais voltei com 01 kg de rapadura.
Eis que nem sei porque eu comprei tanta rapadura e eis que ela estava lá, no mesmo lugarzinho de quando chegou, tava assim, querendo melar!
E Eis então que ao arrumar a minha despensa fiquei incomodada de comprar algo e não usar, vi que se não arrumasse uma receita logo para a dita cuja ela iria se perder, e como a situação não tá pra jogar nada fora e a primavera está reinando e o sol dando o ar da sua graça com o termômetro na casa dos 27° fui logo de sorvete.
A receita é a seguinte:
500 Grs de rapadura
250 ml de leite
01 lata de creme de leite
02 gemas
02 claras em neve
Suco de 01 limão
Raspe a rapadura e reserva. Leve ao fogo baixo 125 Ml do leite com as gemas e o suco do limão mexendo sempre até formar um creme.
No liquidificador bata os 125 Ml do leite restante com a rapadura, junte o creme de gemas e o creme de leite e de mais uma ligeira batida ainda no liquidificador. Numa vasilha média adicione as claras batidas em neve e com um fouet vá mexendo delicadamente até que esteja tudo bem incorporado.
Leve ao frezer por 03 horas
Ao decorar o prato para tirar a foto eu coloquei uma folha de hortelã que cumpriu muito bem o papel de quebrar o doce da rapadura.
O sorvete foi aprovado por todos, eu adorei, mas ainda vou fazer um molho, ou purê ou seja lá o que for de hortelã para regá-lo.
Ainda tenho mais meio kg aqui e ainda quero fazer mais experiências.
Me aguardem!!!!
Bjs,

6 comentários:

  1. Rapadura não há por aqui mas deve ser um sorvete muito bom :)

    ResponderExcluir
  2. Acho rapadura gostosa, embora muito doce. Nunca pensaria num sorvete...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Sorvete de rapadura?
    Juro que nunca pensei q pudessem fazer fazer, mas lendo a receita parece facil mesmo,bom, tao cedo nao vou provar, pq aqui nao existe rapadura, mas fico curiosa.
    bj

    ResponderExcluir
  4. Rapadura aqui no sul é um pouco raro, mas eu confesso que sou fã, esse sorvete deve ter ficado uma delícia...
    bjks

    ResponderExcluir
  5. Sorvete+ rapadura? Dá uma ótima combinação!!!!!!Ficou um sorvete delicioso!!!!
    Beijos doces!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ameixa, é bom sim pelo menos aqui em casa foi aprovado!!
    Gina, doce ela é sim, mas como sorvete e ainda acompanhado de uma folhinha de hortelã fica bem suave.
    Susi, o que é que não se inventa na cozinha não é!!!!! Pena não ter por aí, além de fácil de fazer é realmente muito gostoso.
    Susi, que pena que o sorvete não resiste ao correio, rsrsrsrsrs, senão juro que te mandaria um pote.!!!
    Jô combinou bem sim, e eu que nem gosto de doce muito doce heinnnn!!!!
    Bjks

    ResponderExcluir