terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fases!!!!

FASES!!!!

Eu já falei aqui que eu acredito que a vida é feita de fases né!!! Assim como as fases de maturação e desenvolvimento infantil.
No entanto ao atingirmos a fase adulta, por vezes, acreditamos já estarmos completamente formados e até mesmo completos. Puro engano!!!!! Apesar de já crescidos, convictos do nosso poder de reflexão, independência e opção a cerca da vida que queremos pra nós, nos deparamos com nossa personalidade, nosso jeito de ser e de ver as coisas, e isto é determinante nas nossas escolhas. Não raro gostaríamos de mudar algo em nossas atitudes e acabamos não conseguindo, é mais forte que nós!!!! Eu por exemplo por muito tempo tentei ser mais paciente, menos acelerada e menos questionadora do que sou sem obter êxito algum. È!!! Eu não conseguia entender porque era tão difícil ser diferente se determinadas características tanto me incomodavam, porque eu não conseguia mudar então!!!!????? Quem é que nunca proferiu aquela frase “ AH se eu tivesse a maturidade dos 40 com corpinho dos 15 anos”???? O processo de maturação do ser humano não acontece de forma linear, ocorre de forma gradual, atrelada as experiências pela qual passamos. São períodos subseqüentes que se sucedem nos fazendo refletir a cerca de cada um deles e realinhar nossas atitudes adotando então uma nova postura.
Durante toda nossa vida, vivenciamos sucessos e derrotas, avanços e retrocessos e assim vamos formando nossas opiniões, vamos nos firmando enquanto seres humanos e definimos nosso eu particular.
Tenho claro pra mim, que em cada idade que nos encontramos há um jeito próprio de pensar, de se manifestar, as prioridades também mudam de acordo com os anos vividos e a fase de vida em que nos encontramos.
Assim, do alto dos meus 42 aninhos, posso dizer que já mudei muito, e tenho a convicção que mudei para melhor. Mas acho também que tudo é uma questão de respeitar cada fase e trabalhar com prioridades, aos vinte anos minhas prioridades eram bem diferentes dos trinta que é bem diferente dos 40 que com certeza será diferente dos 50 anos e por aí vai.
Muita coisa que era importante pra mim aos 20 anos hoje nem faz parte da minha vida e o contrário também.
O tempo é só um dos exemplos, aos vinte anos eu acreditava que tinha todo tempo do mundo para ser feliz!!!!! E fui, muuuuiiito!!!! Aos trinta eu acho que não tinha tempo pra nada, corria contra o relógio, saia de casa as 6:00 hs da manhã e só voltava as 11:00 da noite, des-tru-í-da!!!!! Me frustrava, chorava, me arrependia, me cobrava por aquilo que não conseguia realizar, entrei em conflito: O que eu queria, o que eu devia e o que eu podia!!!! Não tinha tempo pra mim, não tinha tempo pra minha casa e o que mais me doía, não tinha muuuuito tempo pra minha filha. É!!! Não tinha tempo pra aquela criança que tinha sido tão desejada!!!! Eu não tinha tempo!!! Trabalho, cursos, reuniões, palestras, viagens!!!! Eu não tinha tempo! Lazer, viagens com a família, amigos, churrasco, médico???? Eu não tinha tempo!!!! Eu não estava muito feliz!!!! A solução?????!!!!! Eu não conseguia mudar!!!!!!! Eu não conseguia!!!!! E como na vida muitas vezes aprendemos pela dor, aos 38 anos e dois sem ir ao ginecologista eu descobri um câncer de mama, no início graças a DEUS!!!!! Foi praticamente só um susto!!!! Duas cirurgias sem quimio e sem radioterapia e estava tudo bem. A partir daquele dia eu entrei num profundo processo de reflexão e uma busca interior tomou conta de mim. É!!!! Eu disse profundo???? Não, não foi tão profundo não, ainda assim eu não parei com tudo, ainda assim eu continuava sem tempo. Eu ainda precisava de mais, de mais tempo!!!!! E minha rotina voltou ao normal! Casa, marido, filha, escola da filha, amigos, trabalho, reuniões, pauta, seminários, provas, cadernetas, projetos formaturas, etc.
Até que maio de 2008 num exame de rotina, lá estava a doença de novo. Tratamneto????? A retirada da mama!!!! Lembram que eu falei que o processo de reflexão não foi tão profundo????? Pois é!!!! Sabem qual a primeira pergunta eu fiz pra médica?????? Pode ser nas férias de dezembro???? Como vão ficar meus alunos, meus projetos, o aniversário da minha filha???? Ela jogou a decisão pra mim!!!! Claro!!!! E eu decidi esperar!!!! Acreditam?????!!!!! Podem acreditar!!!! O meio de campo acabou enrolando, eu não conseguia achar um cirurgião plástico para fazer a reconstrução e sei que de dezembro acabou ficando para fevereiro de 2009, mais precisamente na primeira semana de aula. Será que foi ironia do destino????? Não importa, o que importa é que fiz a cirurgia, deu tudo certo, a minha recuperação foi surpreendente, porque agora sim, eu refleti, realinhei e priorizei!!! Minhas prioridades???? Eu, filha, marido, casa, família, amigos.
Alguns dizem até que eu radicalizei. É!!!! Eu parei de trabalhar!!!!! A opção foi minha, eu quis muito!!!! Mas isto é assunto para outro post!!!!!! E estou muito bem obrigada!!!! Agora eu estou muuuuuuuuuuuiiiito feliz e realizada. O tempo eu não vou negar, para uma pessoa que ainda não aprendeu a ficar parada, que adora inventar moda, ainda é um pouco curto. Mas eu aprendi a relaxar, a esperar, a cobrar menos de mim e das pessoas e fazer somente o que dá para ser feito sem culpa.
Como as minhas prioridades hoje estão na minha família deixo um pratinho feito com muito amor para a filhota.




Este texto é uma inspiração a partir da leitura de um post da Claudinha lá do feito a Mão http://claudinha-feitoamo.blogspot.com/, não tem a pretensão de ensinar nem dar conselhos, é uma experiência pessoal, exclusiva, com o único objetivo de compartilhar opiniões, cada um tem uma vida, uma opinião a respeito do mesmo tema, tem suas próprias experiências e suas próprias buscas e acho que o mesmo objetivo. Ser feliz!!!!
Bjs,

30 comentários:

  1. Adorei seu texto. E não é que me vi nos 30 sem tempo pra nada? Mas não esperei o disjuntor cair não! Me mudei para o interior. Ainda estamos colocando ordem, ainda não tenho tanto tempo assim, mas já consigo fazer coisas que não podia nem pensar em fazer ano passado!
    Obrigada por compartilhar sua experiência!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, Nanda!
    Tô de queixo caído!
    Que texto!!!! Quando eu falei de sinais do corpo nem estava pensando em tanto. Mas é isso aí. É isso que acontece quando não desaceleramos. Às vezes eu sinto como se meu corpo fosse um motor cansado, que precisa de um empurrão pra pegar no tranco. Eu nunca dou descanso ao bichinho...

    Que história de vitória e força vc tem.
    Que bom que deu tudo certo. Acho que agora eu vou ter mais motivação pra relaxar quando sentir necessidade...
    Que Deus a ilumine.

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Todas as pessoas deviam ter esse espírito :)
    És uma vencedora e assim vais continuar!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda... vim através do blog da Claúdia ler o seu texto... achei bárbaro... tb sou professora entendo perfeitamente o q é "não ter tempo" - mas agora com tempo de sobra, tenho certeza q vc vai aproveitá-lo da melhor forma e ser acima de tudo muito feliz!!!
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  5. Olá Nanda, eu que tenho o blog "Mulher de Fases" agradeço pelo seu texto, está me fazendo refletir, quem sabe eu consiga mudar ainda nos vinte e poucos anos...rs!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa q história,q luta,q .... estou até sem palavras!!!! Porque será q a gente não para antes de acontecer alguma coisa mais grave, ne?
    Mas, tu é uma vencedora, uma mulher guerreira. Parabéns pela tua força e tua luta. Bjs!!!!
    nina florence barros

    ResponderExcluir
  7. CHoquei rsrsr.

    Oi Nanda , vim te conhecer depois que vi o que a Claudinha falou no post dela de hj, amei sua história, uma verdadeira lição de vida.

    Eu tenho tido o contrario de uma vida corrida, sou muito parada no tempo rsrsrs, depois que tive meus filhos ( tenho 2 meninos ), parei de trabalhar e desde ai , eu sou deles 24 horas, e tenho sentido falta de mim.

    Foi ótimo ter lido sua história hj, e pensar bem quando se tem que fazer uma mudança, e como vc disse estamos sempre em fases, logo essa fase passa né!eles cresceram e eu terei mais tempo pra mim.

    Quero lhe dizer que vi em vc uma mulher Guerreira, e quando Deus mandou os recadinhos vc não ouviu e ai Ele falou um pouquinho mais alto e vc entendeu o Recado e decidiu mudar.

    Deus te abençoe mais e mais, e agradeça a Ele tdos os dias por ter te curado, pois Ele com certeza tem um pro´posito maravilhoso na sua vida.

    Beijocas
    Ps: ja to te seguindo, me visita depois , tá?

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que história... vim te conhecer a partir do blog da Claudia e fiquei emocionada... Parabéns pela tua força e garra, o importante é que você teve coragem de dar essa virada na vida...beijos Fabi

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanda!!!
    Fiquei muito emocionada com seu relato e, mais ainda com sua força, sua coragem. Assumir que é preciso mudar é uma atitude que exige muito de nós. E assumir perante os outros dá mais trabalho ainda. Eu vivo buscando viver minhas prioridades que também são as pessoas e não as coisas. Trabalho meio período, porque preciso. O restante do tempo sou mãe, esposa, dona de casa... e sem nenhum problema em afirmar isto, e sem pedir desculpas às feministas de plantão.
    Adoro! E descobri que posso ser muito feliz com estas escolhas.
    Parabéns... adorei ver o quanto vc é feliz com as suas... mesmo em tempos de dor, vc soube ser mais...

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Fernanda!
    Até respirei fundo... esse é um alerta a todas nós mulheres. Precisamos ficar mais atentas ao corpo e definir nossas prioridades. Sua coragem diante da vida, de abdicar de tudo para priorizar o mais importante foi inspiradora. Parabéns!

    Eu vim ler esse post pela indicação direta de Claudia, do Feito a Mão. Vou indicar seu texto lá no Bicha Fêmea também. Vale muito a pena.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nanda,
    estou nesta fase "sem tempo para nada"... escrevi um post sobre isso, sobre a minha falta de saúde e tudo mais. Realmente me sinto cansada de tudo isso e preciso refletir sobre tudo isso. Nestes meus 20 e tantos anos, fiz facul, fiz mestrado, dei aula, trabalhei árduamente, já tive escritório. Mas coloquei de lado muita coisa, é verdade. O preço ainda não apareceu.
    Adorei seu texto.
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  12. Fernanda!
    Que post é esse?
    Menina, fiquei muito emocionada ao ler o seu texto. Porque será que as vezes queremos ser as heroinas heim? Meu Deus!

    Que linda e comovente história a sua! E que bom (graças a Deus) que vc postou ela para nós, mulheres, pudessem ler e refletir!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. E eu vim através do bicha femea, que lição d evida , ainda bem que não foi tarde demais. Que bom que vc acordou em tempo d eter sua saude e sua vida feliz com sua familia, é um alerta para todas nós!!
    bjs e vou virar tua seguidora tá !!!

    ResponderExcluir
  14. Olá Nanda, vim conhecer seu blog e retribuir a visita! Agora vou ler tudo com calma!
    Já estou seguingo e vou linkar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Nossa, isso que é relato de uma vida real.
    eu gosto muito de pessoas que tem coragem de fazer o que tem vontade, de tomar uma decisão que pode mudar totalmente a sua vida, o mais importante é que agora estas feliz com a vida que escolheste,né?
    me chamam de louca também por recusar empregos e ficar na cidade pequena onde moro, mas aqui está minha família, tão pequena, minha casa, tão amada e o homen da minha vida.
    faço o que gosto, por opção mesmo. aprendi com os anos que o que importa ´e batalhar pelo que desejamos, o quenos deixa bem, por isso fiquei encantada com sua declaração.
    virei sua fã
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Cláudinha minha flor, fiquei com um nó na gargante quando li o seu texto indicando o meu. Me emocionei. Você é mesmo um encanto!
    Livia, que bom que não esperou a casa cair, é isso aí, tem coisas na vida que o dinheiro não paga né!!!
    Ameixa, obrigada pelas palavras!
    Amanda, tempo de sobra acho que nunca vou ter, na verdade eu fiz trocas, troquei uma vida de obrigações por uma vida de realização e prazer.
    Fiquei muito feliz com a sua visita aqui viu! Seja sempre bem vinda.
    Mulher de fases que bom que te ajudou, isto me da muito prazer. Volte sempre tá!
    Pam,as escolhas que fiz foram com a intenção de cuidar mais de mim, fazer coisas que me dessem prazer, olhar pra mim, a princípio pode parecer egoísmo, mas eu também aprendi que para a minha família e as pessoas que me rodeiam estarem bem EU preciso estar bem, eu amo mimar o meu marido, e tenho adoração em paparicar a minha filhota, mas para isto eu tenho que estar feliz, são coisas simples que fazemos que nos deixam bem, ler um bom livro, fazer uma caminhada, andar de bicicleta, ficar na net participando dum tro ló ló destes, fazer a própria unha, encontre algo que lhe dê prazer sem ter que esperar os filhos crescerem, quanto mais feliz você estiver mais os fará felizes. Pode apostar.
    Nina, verdade!! Pra quê tanta correria, acúmulo de funções? Provar o que pra quem né!!!!
    Bjks querida volte sempre.
    Fabi, que prazer recebê-la aqui!!! Seja sempre bem vinda viu!
    Andréia, para mudar é é preciso rever conceitos, reavaliar posturas, trabalhar com prioridades e fortalecer relacionamentos, não é nada simples, é preciso se libertar de julgamentos alheios, é isso aí, somos livres para fazer nossas escolhas sem se preocupar com feminista alguma;Hááááá. Seja sempre bem vinda!
    Lidi minha linda, viu só que tró ló ló que deu um texto totalmente despretencioso??? Você e a Claudinha são puro LUXO!!! Fiquei muito feliz em encarerem o texto como um alerta, mesmo que em simples depoimentos é muito bom poder ajudar.
    Lelê minha flor, fiquei imensamente feliz com a sua visita e espero vê-la ainda muitas vezes por aqui. Vou te falar uma coisa, Jamais deixe sua saúde de lado, a vida e consequentemente a saúde é nosso maior bem, reflita sim, priorize sempre, e seja muito feliz.Eu acho que hoje o preço que pagamos por determinadas coisa é alto demais, e pelo menos no meu caso eu preferi não pagá-los.
    Coisas da Bruxinha, realmente me sinto abençoada por ter dado tudo certo, que bom serviu como alerta, fiquei muito feliz com a sua visita. Volte sempre.
    Tatiana que bom que veio me visitar, seja sempre bem vinda!
    Fabiana, é verdade!!! Heroínas!!! Talvez a criação que tivemos tenha contribuido para o acúmulo de funções e os zilhões de coisas que queremos abraças com os mesmos dois braçinhos de nossas mães. Talvez também tenham sido as tais feministas com a busca de direitos iguais, AH??? Direitos iguais aonde??? Como eu não fiz passeata nenhuma, não queimei nenhum Valisére e nem De Millus nem lingerie nenhuma, eu não tô nem aó pras críticas e julgamentos alheios e tô curtindo o meu lar doce lar numa boua!!! rsrsrs.
    Eliene, este é o segredo da vida, irmos em busca do que nos deixa feliz sem nos preocuparmos com o que vão achar, pensar, ou criticar. O que importa é se é bom para nós. É isso aí!!
    Meninas lindas do meu coração, adorei todo este bate papo viu!!!!
    Bjks,

    ResponderExcluir
  17. Já sou "freguesa" da Claudinha e da Lidiane. Gostou dessa; freguesa!E, elas já sabem que quando não passo na "casa" para um café foi por justa causa. Assim cheguei até você, até sua casa e agora já sei até um pouquinho da sua história.

    Esta semana, lendo o post da Claudinha sobre a falta de tempo e correria pensei em mil e uma respostas para dar, mas resumi dizendo apenas que era para ela relaxar e que TODOS iam se virar sem ela, sem a mania do perfeccionismo e sem os tro-lólós todos...

    Agora lendo ao seu post tenho que concordar com você e dizer que a vida é sim cheia de fases. Muita coisa que era importante pra mim aos 20, 30 e até mesmo aos 40 anos hoje nem faz parte da minha vida e o contrário também. Ai que saudades da minha cinturinha de pilão!

    Hoje com cinqüenta, percebo que lá se foram décadas para fazer algo que parece tão simples, que dá a impressão de que já vem com o sistema operacional da pessoa. Mas não vem não é mesmo?
    A gente tem que se reinventar a todo momento.
    Só sei que cada dia é uma nova batalha de autoconhecimento e principalmente de auto-aceitação.

    Você olha o motorista de táxi, o guarda na esquina, a balconista na loja, o apresentador do telejornal na TV e não tem a mais remota idéia do que ele já viveu, do que ele já fez ou o que ainda poderá lhe ocorrer.

    Dúvidas, dúvidas... muito que aprender e a vida é curta.
    So much to do, so little time - E o time de cada um não dá pra saber, não dá pra prever.

    E é este aprendizado diário, essa sensação de felicidade em doses homeopáticas são a razão básica para que a gente não queira ser ninguém além de nós mesmos. Seu exemplo de vida e de superação nos confirma isso.

    Aceitar ser quem se é, ir ajustando as coisas, tem uma conseqüência imediata maravilhosa: a gente vai vivendo, vai aprendendo, vai melhorando... E o progresso pessoal é uma vitória deliciosa, nos mínimos detalhes.
    Mesmo com a decrepitude da velhice, uma dor aqui, uma manchinha na pele ali, é inegável a beleza do conhecimento acumulado.
    É verdade, às vezes vem uma bela de uma senilidade precoce, uma amnésia e apaga tudo, mas tirando esses casos de exceção, é uma coisa linda começar a entender as coisas por acúmulo de aprendizado.

    Adorei conhecer você e continue feliz que a realização é só consequencia nénão?!
    com carinho
    yvone

    ResponderExcluir
  18. Menina.. que sufoco hein? Não sei como conseguiu esperar depois do 2º diagnóstico, adiar a cirurgia. Nosso corpo nos manda avisos, temos que ficar atenta com o passar dos anos, parece que a "máquina" começa a nos pregar peça.
    Eu sei que não é fácil. Que bom que agora está tudo bem contigo, você parece ser uma mãe muito presente, adora o que faz e tem muito energia, pois mata "um leão por dia", mulher de garra. Que Deus te conceda muita graça, pois você é uma vencedora. Bjss

    ResponderExcluir
  19. Fernanda, teu texto deu trololó e pano pra manga, bonita!
    Amanhã eu publico uma extensão das ideias que vieram a tona a partir dele. Só conferir. ;)

    ResponderExcluir
  20. Que história de vida bacana. Parabéns pela sua mudança! Embora meu corpo não tenha "fabricado" uma doença tão séria como a sua, também fiz minha opção faz alguns anos, depois que fui parar num hospital. Radicalizei e vim morar na região dos lagos, deixando de lado vários projetos para ter saúde e mais qualidade de vida. Abandonei a carreira de empresária (fazia desenvolvimento para grandes lojas do Rio ), confecção com vários funcionários,exportação, uma roda-viva de maluco. Nada como ter paz de espírito, saúde e tempo! Hoje é tudo no "meu tempo".

    ResponderExcluir
  21. Olá Nanda! Conheci seu blog através da Lidiane do Bicha Fêmea. Como todas as leitoras, também fiquei tocada pelo que vc escreveu. E acho que serve de alerta pra muitas mulheres. Temos que lembrar que somos seres humanos e temos limitações. Obrigada pelo seu texto, refleti bastante na sua mensagem e tiro como aprendizado pra mim mesma. Realmente temos várias fases durante a vida. Estou na fase de recém-casada que saiu do país atrás de um sonho, mas que até alcançar este sonho tem aprendido muuuito e como! Moro na Austrália há quase 3 anos e agora o meu sonho é voltar a morar no Brasil! Cada um tem a sua maneira de aprender nessa vida, né. Beijo grande, Amanda

    ResponderExcluir
  22. Fernanda, achei importante este trecho de teu discurso:

    “...Acho que esta "vida louca, louca vida, vida breve" como já dizia Cazuza é uma constante auto afirmação. É fruto de uma sociedade que impõe, que cobra e que maltrata...”

    Achei lúcido e verdadeiro. Cabe a gente distiguir bem até onde vai nosso limite para não alimentar essas cobranças sociais.

    ResponderExcluir
  23. Também tomei decisões radicais e fui muito criticada por optar largar um ótimo emprego e ficar com minha filha. Mas e eu ? Hummmm, estou muito feliz, obrigada ! rs

    Amei seu texto !

    ResponderExcluir
  24. Fernanda,
    Que depoimento maravilhoso. E como é bom ler um texto bem escrito, que pode ajudar muitas e muitas pessoas.
    Infelizmente essa correria insana é uma doença dos nossos tempos e muitos acabam engolidos por ela. Muitos não percebem que podem escolher outras formas de vida e, às vezes, mesmo conservando suas atividades, executá-las de uma maneira mais equilibrada.
    Fico feliz em saber que você teve condições de mudar totalmente de vida, e que soube aproveitar essa possibilidade.
    Há pouco tempo, lendo um artigo da da Rosely Sayão sobre estarmos exigindo das crianças um ritmo acelerado, escrevi no meu blog sobre a necessidade de desacelerar (http://blogdavovohelo.blogspot.com/search/label/correria), necessidade que você identificou tão bem (embora só após alguns sustos).
    Parabéns pelo post e pela coragem.

    ResponderExcluir
  25. Oie!!

    Eu li seu post logo depois que a Claudinha publicou o post dela mostrando o link para cá, mas não consegui escrever nada porque muitas lembranças vieram a minha mente e me pus a pensar, pensando, claro , em voltar aqui mais tarde. Depois vi os desdobramentos do seu post em diversos blogs. Como foi bom vc dividir sua experiência, não é mesmo?
    Imagino tudo isso que vc passou, mas o mais importante é você ter aprendido as lições desse momento e ter mudado, pois infelizmente nem todo mundo aprende.
    Lhe desejo muitas alegrias!!!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  26. Papai do céu te deu uma nova chance de viver, né?
    Aproveitando o post, gostaria de saber a sua opinião sobre a seguinte reportagem: http://www.osaogoncalo.com.br/geral/2009/11/17/4848/mamografia+deve+ser+feita+depois+dos+50+anos

    Você sabe que amanhã é dia nacional de combate ao Câncer. Acho que seria legal fazer um postezito alertando suas leitoras sobre a importancia da prevenção. Que tals?

    Beijus,

    ResponderExcluir
  27. Oi Fer, o que dizer depois de tudo o que já foi dito? Te admiro cada dia mais, amiga!

    Bjs, Elaine

    ResponderExcluir
  28. FÊ,
    Se eu já te admirava antes pela pessoa especial que és, muito mais agora, te admiro por ser tão forte, ter fibra, garra,é uma heroína!!!!!!Você e sua história de vida são um exmeplo de luta e vitória e vale destacar que essa experiência amarga, trouxe muito aprendizado e coisas positivas em sua vida também!!!!!!!E como o ser humano sempre está em busca da felicidade, e se sua felicidade é dedicar-se 100% à família, eu lhe parabenizo pela decisão; o que vale nessa vida é ser feliz, pois a vida passa e se não soubermos aproveitar e saber fazer nossas escolhas infelizmente não terá mais como voltar no tempo!!!!!!
    Agora que não vai trabalhar mais, imagino como vai aprontar todas em casa com artesanatos, comidinhas...Ai, ai, aguarde a Fê...Rsrsrsrs.....
    Desculpe a brincadeira, vc sabe que eu te amo né?
    E desejo muuuuuuuuita felicidade em sua vida e suas escolhas, e o mais importante; que em sua vida e de sua família estejam presentes a benção e paz de Deus!!!!!!!!!!
    Um beijo enorme e um forte abraço!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Emocionante o seu post, e muito mais comum do que imaginamos...
    Eu estou sentindo ultimamente meu corpo pedindo para desacelerar....

    Que bom ter te encontrado através do Blog BICHA FÊMEA....

    ResponderExcluir
  30. Fernanda,

    andei sem tempo ultimamente...
    ah... mas não foi loucura não!
    foi para fazer festa, encontrar amigos, receber a familia em casa, tudo muito bom!
    não tive tempo para a internet, por isso não tinha lido seu texto ainda e acabei de chegar aqui e me emocionar com o que escreveu.
    vou mandar para minha filha e minha nora, elas são mães recentes e precisam refletir sobre o que vc conta.
    eu, perto dos 60 anos, estou em paz, vivendo perto do mar, curtindo cada minuto, mas passei por muitos sufocos, com 4 filhos, casa, trabalho, uma infinidade de tarefas!
    quando me lembro de tudo que passei parece que não sou eu, que relembro um filme... com momentos divertidos, alegres, mas também de suspense e de terror... credo!
    a gente vai acumulando experiências e se for sábia vai aprendendo, acho que aprendi muito, não tenho medo de mudança e enfrento o que aparece pela frente com muita enegia.
    admiro sua decisão de prioridades, afinal estamos neste planeta maravilhoso, rodeadas de pessoas queridas e não podemos perder tempo, né?!!!

    Feliz 2010, com saúde, paz e muitas alegrias!

    beijo
    Juju

    ResponderExcluir