quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Pão de alho!!!!

Como já disse no post anterior, acredito que a vida é um eterno aprendizado e composta por várias fases.
Eu sempre gostei de cozinhar e desde muito pequena já fazia meus ensaios culinários, talvez por ser um gosto particular meu mesmo ou talvez por ter crescido vendo tanto meu pai como minha mãe, dois cozinheiros de mão cheia, reunir amigios e família em torno sempre da cozinha.
No entanto, na minha adolescência, apesar de comer muito bem em casa eu não valorizava tanto uma comidinha caseira e vivia optando por coisas compradas prontas, muitas vezes nem tão boas assim.
Me tornei adulta, me casei e fui cada vez mais pegando gosto pela arte de cozinhar, com isso, acredito, fui apurando mais meu paladar e me tornando cada vez mais exigente e hoje percebo que muitas coisas que antes eu comprava numa boua, hoje para mim já não são mais tão gostosas assim e eu tenho mesmo é que fazer em casa, e ó, vou falar, todo mundo aqui concorda comigo viu.
Um destes casos é o pão de alho, é, aquele mesmo que surgiu a tempos atrás nos supermercados para acompanhar um churrasquinho. Quando ele apareceu, nós aqui de casa comprávamos e achavamos uma delícia, não sei se o problema é nosso, porque a marca continua mesma, mas da última vez que compramos não sentimos sabor de nada. E eis que????!!!!! Ficar sem o pão de alho no churrasco ou até mesmo assado no forno para servir como entradinha era opção descartada, fui lá e fiz o meu pão de alho bem a meu gosto. E não é que deu certo!!!!! E agora aqui ficou decretado, comprar pronto nunca mais.!!!!!











Este aí da foto passou um pouquinho do ponto, más isto é por conta do gosto do freguês.
A receita báscia é a seguinte:
Uma maionese caseira feita no liquidificador com 02 ovos, um pouquinho de sal, 04 dentes de alho e óleo em fio até dar ponto. Depois de batida acrescenta-se 01 colher de sopa de manteiga de verdade (fica muuuuito mais gostoso) ou margarina derretida e orégano a gosto. Corte o pão em fatias sem separá-las e com um pincel culinário espalhe a maionese por todo o pão e também entre as fatias leve para assar na churrasqueira ou no forno. Como a maionese rende bastante eu divido e faço de diferentes sabores, com queijo e com pimenta calabresa.
Neste aqui eu coloquei um pouco de queijo gorgonzola entre as fatias e como ele passou um pouco do ponto não dá para perceber na foto mas no sabor!!!!!!!! De comer rezando!!!!
Delicioso, feito por mim e muuuuuuuuito mais barato!
Taí a dica!!!!!
Bjks,
Fernanda

10 comentários:

  1. Adoro pão de alho mas nunca comi assim. Deve ser muitooo bom :)

    ResponderExcluir
  2. Pão de alho é uma dos melhores acompanhamentos do churrasco. Bom demais!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Dica anotadissima, atè pq onde moro nao tem e o recurso seria fazer em casa,mas nunca me atrevi, mas esse com certeza ta na lista.. bjks

    ResponderExcluir
  4. Hum... Amoooooooooooooooooo... Super simples e delicioso! Adorei! Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Esse pãozinho eu conheço e com certeza não pode faltar no churrasco!!!!!!!!A dica do gorgonzola vou aplicar na próxima vez!!!!!Deve ficar tuuuuuuuudo e mais um pouco ainda se é que é possível!!!!!!!
    Beijos e um ótimo domingo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ameixa, pode experimentar que vai adorar.
    Gina também acho.
    Susi, faça e pode apostar que fará sucesso.
    Paula, mais simples impossível.
    Jô, experimenta com o gorgonzola sim, é um deslumbre.
    Ana, delicia sim.
    Bjks,

    ResponderExcluir
  7. Oi Fer, sábado virá um pessoal em casa para comer pizza. Acenderemos o forno à lenha e quero aproveitar para fazer pãp e daí lembrei que você havia postado receita de pão de alho e vim buscar!
    Já me deu água na boca agora mesmo! E olha que acabei de almoçar, rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Fer, fiz o pão! O meu tb passou do ponto e mesmo assim ficou óteeeeemo!
    Mulher, pão de alho comprado, nunca mais!!!
    Coloquei lá no meu blog a foto, indiquei seu blog e linkei sua receita, tá?

    Bjs, Elaine

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Muito interessante seu blog, e em retribuição por tanta coisa legal que você postou, deixo como dica um site sensacional de churrasco que vale a pena conferir...WWW.TVCHURRASCO.COM.BR...
    Abçs

    ResponderExcluir