segunda-feira, 20 de julho de 2009

Torre de berinjela com teto de parmesão

Eu acredito que a vida seja feita de fases, geralmente nós dividimos a vida simplesmente em duas fases: a boa e a ruim.
No entanto eu penso que elas vão muito mais além, e não sei bem como e nem porque, mas de repente, você acorda e se sente diferente, com expectativas novas, sonhos e esperanças até então adormecidos ou até mesmo desconhecidos até o momento.
Se descobre, se situa, se ama, se valoriza, assim, meio que sem explicação. Ou será coisa dos Astros????!!!!!
Eu não acredito no acaso, nas coincidências, acho que tudo na vida tem os seus porquês e nada é a toa.
Como eu já disse aqui, estou de casa nova, e tive que montar um novo cantinho assim do dia pra noite, pensar num novo nome, e é claro que este novo nome tinha que estar em sintonia comigo, com o meu momento, com a fase da vida na qual me vejo agora. E assim como num piscar de olhos, "do nada" me veio uma palavra, digamos assim, raramente usada por mim “DEVANEIOS” que segundo o dicionário Aurélio quer dizer: “Subst. Masc. Capricho na imaginação, sonho, fantasia.”, e não é que realmente traduziu a fase em que estou, pois tenho aprendido muito com os blogs de culinária que conheci e conheço a cada dia, infinitos ingredientes, novas receitas e alquimias, pesos e medidas tão diferenciadas quando viajamos até o outro lado do oceano, histórias saborosas e hilárias a respeito de cada prato, dicas, decoração, e o melhor de tudo o carinho e dedicação de cada post escrito em cada blog. Isto despertou em mim um novo olhar para a magia da culinária, a minha criatividade foi aguçada e o capricho na minha imaginação passeia por cada cantinho do meu lar, agora ainda mais aconchegante, perfumado, visitado e florido. O sonho e a fantasia rondam os meus dias e me inspiram a criar pratos e receitas, o que antes ficavam limitadas apenas à reprodução.
E foi assim, num destes momentos de devaneio que , com a ajuda do maridão, criei este prato que arrancou suspiros dos amigos.
Vamos a criação:
01 berinjela grande cortada em rodelas, salpicada com sal e passada numa frigideira de teflon com azeite honestão. Reserve
1/2 kg de ricota amassada com o garfo e temperada com pimenta do reino branca moída na hora, sal, salsinha, um fio de azeite, meio copo de requeijão e cubos pequenos de queijo mussarela. Misture tudo.
Molho de tomate, caseiríssimo(você não vai querer estragar sua receita usando um molho ácido com sabor de lata vai?????) o meu molho eu faço assim, tiro a tampa e o fundinho do tamate maduro, faço uma cruz com a faca na parte superior e inferior e coloco numa panela com água para ferver, tiro a pele e as sementes do tomate e ponho no liquidifcador na função pulsar, sem triturar tudo viu??!! Numa panela com alho dourado no azeite eu despejo o conteúdo do liquidificador e deixo apurar, uma pitadinha de açucar mascavo para tirar acidez, ervas frescas (manjericão e orégano) acerto o sal, deixo dar uma apuradinha e pronto.
Montagem: num papel alumínio (individual) coloque uma fatia de berinjela, em cima coloque uma porção de ricota, molho, berinjela, ricota e molho. São três fatias de berinjela, termine com molho de tomate e parmesão de verdade e de preferência ralado na hora por cima, feche cada trouxinha e leve ao forno apenas para o queijo mussarela derreter. Retire do alumínio com uma espátula e disponha sobre o prato.
Teto de parmesão: Numa frigideira de teflon ou chapa para lanches jogue um punhado de queijo parmesão (o de saquinho não da certo) deixe esquentar até dourar, deixe endureçer e decore a berinjela.
Confesso que depois deste prato eu sou ainda mais feliz!!!!!!
Bjks,
Fernanda

4 comentários:

  1. Fer,
    Gostei que você está de casa nova! Já está devidamente adicionada.
    Ah, o nome do blog ficou bem de acordo com a sua proposta. Devaneio é o que não falta em nossos blogs, não é?
    Também concordo plenamente que molho caseiro é tudo de bom e se for com tomate orgânico então, fica a anos-luz do molho pronto!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o nome da receita e o aspecto. Imagino como deve ter ficado saboroso. Adoro beringela e, no Verão, consolo-me com elas :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fernanda! Para participar no passatempo culinário basta postar uma receita roxa no dia 13 de Setembro e nos informar (no blog ou para o email)!
    Bela torre de beringelas! Com queijo é uma delícia e me parece bem saudável! :)

    ResponderExcluir
  4. Olha que isso é uma maravilha mesmo!!!!Tanto em sabor como em beleza!!!!O prato ficou mesmo muito bonito,até porque a comida tem a ver om beleza não mesmo?
    Beijos!!

    ResponderExcluir